Pular para o conteúdo principal

Porque usar óleo vegetal e não o mineral nos cabelos



ÓLEO MINERAL conhecido como parafina líquida, petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida, não é extraído de nenhuma planta ou animal, mas é feito a partir do petróleo por destilação. É  um derivado do petróleo e está presente em quase todos os produtos cosméticos. Promete formar um filme de proteção, ou seja, uma barreira protetora que impede a perda de água dos fios,deixando-os mais fáceis de pentear. O grande problema dos óleos minerais no cabelo é porque eles encapam o fio. Ao mesmo tempo em que deixam um brilho por fora, ele não permite que nenhuma outra hidratação (ou tratamento) faça efeito. A composição e características físicas (como viscosidade, densidade, etc), podem variar substancialmente, dependendo das matérias-primas e das técnicas de fabricação utilizadas.
O óleo mineral não “trata” o cabelo, diferentemente dos óleos vegetais, que são ricos em vitaminas, ácidos graxos, agentes. É cumulativo, ou seja, vai se acumulando nos fios, e com o tempo os cabelos ficam “encapados”, e isso impediria a absorção de nutrientes, além de deixar os fios pesados, sem vida sem brilho, etc. Não contém nutrientes que trazem benefícios aos fios. O óleo mineral se acumula no cabelo, formando uma barreira que, com o tempo, deixará o cabelo opaco, sem vida. Ele não tem a função de tratar o cabelo, e sim "maquiar" os fios.


ÓLEO VEGETAL São óleos extraídos de plantas ou sementes delas. Esse tipo de óleo realmente trata o cabelo, pois é rico em vitaminas e outros nutrientes. Traz brilho, maciez, sedosidade aos fios capilares. o óleo vegetal, pode penetrar as cutílas do seu cabelo e tratá-lo. É claro que os resultados não são imediatos, é um tratamento e não apenas uma  maquiagem nos fios.
O óleo vegetal não terá nenhuma outra substância misturada, terá apenas o óleo puro. Corra de rótulos que contenham as palavras ”óleo mineral” (mineral oil), ”vaselina líquida” (petrolatum), ”parafina líquina” (paraffinum liquidum) ou silicones. É bom dar preferência aos óleos extras virgens, isso garante que o produto é 100% puro.
Alguns dos óleos vegetais mais usados nos cabelos:
  • Óleo de coco
  • Óleo de abacate
  • Azeite extra virgem de Oliva
  • Óleo de Rícino (mamona)
  • Óleo de linhaça
  • Óleo  Jojoba
  • Óleo  Amêndoas
  • Óleo  Eucalipto
  • Óleo Melaleuca
  • Óleo  Alecrim
  • Dentre outros...
Esse óleo pode ser usado de diversas maneiras, como:
  • Reparador de pontas
  • Misturado na hidratação
  • Umectação 
Atenção não é recomendado o uso do secador ou a chapinha após uma umectação com óleo, isso pode fritar os cabelos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clara ou gema o que devo usar para fazer uma hidratação caseira com ovo

Oi gente! Vim esclarecer uma duvida sobre o que usar nos cabelos quando for fazer a hidratação com ovo.O ovo é rico em ciestina (proteína que compõe a estrutura do cabelo). A gema é rica e gordura e é naturalmente hidrante. Ótimo para cabelo seco e ressecado. A clara tem ésima que remove a oleosidade indesejada deixando os cabelos limpos, super indicada par cabelos oleosos. Usa o ovo inteiro não há problema, mais saber separa para necessidade de seu cabelo ele vai agradecer. Veja o vídeo abaixo:

Cortes para cabelos crespo cacheados curtos

O mais indicado para  cabelos afros e sem definição  é adotar cortes desconectados, arredondados ou repicados em camadas suaves e com degradê sutil, que garante leveza ao visual afro. O menos indicado para quem possui cabelos afros e sem definição é, portanto  os cortes são retos, porque eles acentuam o volume dos fios e deixam a aparência carregada. Em camadas: se você está em busca de cortes para cabelo crespo que sejam capazes de diminuir o volume, esse é o mais indicado para você. Cortando em camadas você tira o efeito volumoso e deixa o cabelo mais harmonizado com a moldagem do seu rosto, ideal para mulheres que tem pouco tempo para se dedicar com os cabelos. Imagem da internet  Black power: o estilo dos anos 70 cai muito bem para quem tem fios mais grossos, mas você precisa ter em mente que se optar por esse corte o seu cabelo ficará bem volumoso! O corte para gerar esse estilo é feito em forma de gora, ou sej

importância do soro fisiologico para os cabelos

Soro Fisiológico hidrata, não deixa os fios arrepiados, tem pH 6, levemente ácido, bem próximo do pH dos cabelos e pele. É composto de água destilada e sal, não tem os inconvenientes da água: metais pesados, resíduos e altos índices de cloro e flúor. Nos dias em que você não quiser lavar o cabelo, ao invés de borrifar os fios com água, use soro fisiológico. Reduz o Frizz. Vitamina E = Combate os radicais livres, é antioxidante ( combate os radicais livres e age contra os raios UV),ajuda na manutenção da cor dos cabelos, aumenta a microcirculação do couro cabeludo, potencializando a circulação de ar e, consequentemente, de nutrientes diretamente para o fio, reduz o frizz, da a manutenção da hidratação e brilho.  Pode usa-lo puro, misturado ao Laeve in, no dia da lavagem ou no  Day after, misturado a mascara de tratamento.  Borrifar soro fisiológico ao invés de água pode ser uma solução. Em dias de praia o soro fisiológico também se torna um aliado à hidratação! Basta borr