Pular para o conteúdo principal

‘Cabelo ruim’: Babilônia denuncia o racismo na infância


“Na escola, uma menina disse que meu cabelo é ruim.”
Amuada num canto, com lágrimas nos olhos, Júlia (Sabrina Nonata) revelou o motivo de sua tristeza para a mãe, Regina (Camila Pitanga).
A cena foi exibida no capítulo de sábado (30). É o dia da semana no qual mais crianças estão diante da TV na faixa das 22h.
Para levantar a autoestima da filha, Regina elogiou seus cabelos crespos e a informou sobre a lei brasileira que pune o racismo com prisão.
Emocionada, ela citou a advogada Paula (Sheron Menezes) como exemplo de mulher negra que enfrenta o preconceito de cabeça erguida.
Diante de seu reflexo num espelho, Júlia recebeu elogios da mãe e da avó, Dora (Virgínia Rosa): “Você é toda linda”. As três se abraçaram, solidárias no drama e na força para combatê-lo.
Em outra sequência, Regina desabafou com o namorado, Vinícius (Thiago Fragoso). “Hoje a Júlia conheceu o que é racismo”, disse, abatida.
Após relatar o episódio de discriminação na escola da filha, ela explicou: “Parece besteira, mas não é besteira, não. Porque dói”.
Pouco antes, aconteceu outra abordagem sobre o racismo em Babilônia. Num salão de beleza, Paula foi abordada pela cabeleireira Ivete (Mary Sheila).
Sem sutileza, ela sugeriu alisar e tingir de loiro os cabelos crespos e escuros da advogada. “Com esse cabelo aí, você só vai conseguir caso de ONG e de porta de cadeia”, desdenhou Ivete, também negra, ostentando seus fios lisos.
Paula indignou-se: “Não vou ser arremedo de gringa”. E disse mais. “Sou negra, brasileira e tenho orgulho do meu cabelo e da minha cor.”
Não é a primeira vez que a novela lança ao público o tema do racismo. Regina já foi insultada por Inês (Adriana Esteves), cara a cara e pelas costas. A advogada a chamou várias vezes de ‘cabocla metida’ e ‘caboclinha favelada’.

Personagem racista: “Negro safado”
Gilberto Braga, um dos autores principais de Babilônia, inseriu a discussão sobre o racismo em outras novelas.
Um dos casos de maior repercussão aconteceu em Pátria Minha, folhetim de 1994. A postura submissa de um personagem negro gerou polêmica nacional.
A trama: o empresário Raul Pellegrini (Tarcísio Meira) acusa injustamente um empregado de sua casa, Kennedy (Alexandre Moreno), de abrir um cofre e furtar documentos.
Diante da negativa do rapaz, Raul o xinga de ‘moleque mentiroso’, ‘negro insolente’ e ‘negro safado’. Choroso e amedrontado, Kennedy não consegue se defender.
“Pensa que eu acredito em crioulo? Vocês, quando não sujam na entrada, sujam na saída”, vocifera o patrão.
O pensamento racista de Pellegrini ganha aspecto baseado na eugenia. “Por que fez isso, Kennedy? Foi vingança porque não te deixei estudar? Estudar pra quê? Aprender o quê? (…) Você não sabe que o cérebro de vocês (negros) é diferente do nosso?”.
Grupos de combate ao racismo criticaram duramente o comportamento passivo de Kennedy diante das ofensas racistas. O complexo de inferioridade do personagem foi visto como humilhante por ativistas do movimento negro.
O autor, ao invés de ser parabenizado pela denúncia do preconceito, acabou crucificado na imprensa. Houve até ação judicial contra a Globo.
Algumas semanas depois da cena controversa aconteceu uma espécie de retratação na novela. Num diálogo de Kennedy com uma personagem também negra, ressaltou-se a importância do resgate da autoestima dos negros e de reagir a qualquer ato de discriminação.
A cena de Raul Pellegrini e Kennedy está disponível no site Memória Globo.
Fonte:http://diversao.terra.com.br/tv/sala-de-tv/blog/2015/05/31/%E2%80%98cabelo-ruim%E2%80%99-babilonia-denuncia-o-racismo-na-infancia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clara ou gema o que devo usar para fazer uma hidratação caseira com ovo

Oi gente! Vim esclarecer uma duvida sobre o que usar nos cabelos quando for fazer a hidratação com ovo.O ovo é rico em ciestina (proteína que compõe a estrutura do cabelo). A gema é rica e gordura e é naturalmente hidrante. Ótimo para cabelo seco e ressecado. A clara tem ésima que remove a oleosidade indesejada deixando os cabelos limpos, super indicada par cabelos oleosos. Usa o ovo inteiro não há problema, mais saber separa para necessidade de seu cabelo ele vai agradecer. Veja o vídeo abaixo:

Cortes para cabelos crespo cacheados curtos

O mais indicado para  cabelos afros e sem definição  é adotar cortes desconectados, arredondados ou repicados em camadas suaves e com degradê sutil, que garante leveza ao visual afro. O menos indicado para quem possui cabelos afros e sem definição é, portanto  os cortes são retos, porque eles acentuam o volume dos fios e deixam a aparência carregada. Em camadas: se você está em busca de cortes para cabelo crespo que sejam capazes de diminuir o volume, esse é o mais indicado para você. Cortando em camadas você tira o efeito volumoso e deixa o cabelo mais harmonizado com a moldagem do seu rosto, ideal para mulheres que tem pouco tempo para se dedicar com os cabelos. Imagem da internet  Black power: o estilo dos anos 70 cai muito bem para quem tem fios mais grossos, mas você precisa ter em mente que se optar por esse corte o seu cabelo ficará bem volumoso! O corte para gerar esse estilo é feito em forma de gora, ou sej

importância do soro fisiologico para os cabelos

Soro Fisiológico hidrata, não deixa os fios arrepiados, tem pH 6, levemente ácido, bem próximo do pH dos cabelos e pele. É composto de água destilada e sal, não tem os inconvenientes da água: metais pesados, resíduos e altos índices de cloro e flúor. Nos dias em que você não quiser lavar o cabelo, ao invés de borrifar os fios com água, use soro fisiológico. Reduz o Frizz. Vitamina E = Combate os radicais livres, é antioxidante ( combate os radicais livres e age contra os raios UV),ajuda na manutenção da cor dos cabelos, aumenta a microcirculação do couro cabeludo, potencializando a circulação de ar e, consequentemente, de nutrientes diretamente para o fio, reduz o frizz, da a manutenção da hidratação e brilho.  Pode usa-lo puro, misturado ao Laeve in, no dia da lavagem ou no  Day after, misturado a mascara de tratamento.  Borrifar soro fisiológico ao invés de água pode ser uma solução. Em dias de praia o soro fisiológico também se torna um aliado à hidratação! Basta borr