Pular para o conteúdo principal

Livre arbítrio x respeito




Se uma mulher negra não ficar  muito tempo com mesmo estilo de cabelo , estar ligado ao racismo? Ou estar ligado a personalidade dela?
 Por ser negra de cabelo alisado ou colorido é  não respeitar a sua  etnia  por sua escolha?

Existes negras com cabelo alisado ou relaxado que participa de grupos de meninas de cabelos cacheados natural e quando isso é exposto elas são duramente criticada por não deixar o seu crespo enraizar . Isso é respeito por liberdade de escolha?
Alguém pode perguntar: Uê, mais se ela alisa o cabelos o que faz em grupos de quem quer o natural? Ela estar neste grupo pelo motivo de não negar sua etnia, mais  por saber que essas meninas tem ótimas dicas de cuidados caseiro para cabelos, cuidados que serve para qualquer tipo de cabelo.

Se for alisado , pintado, curto, com química, longo, natural isso é sua escolha. Cada um tem o direito de usar o cabelo como gosta e quer, isso não é negar origem sim liberdade de escolha (LIVRE ARBÍTRIO DADO POR DEUS). 

Não querer o black natural estar ligado a ser menos negra? Ou estar ligado na personalidade e  liberdade de escolha? Alisar, pintar de loiro  ou de azul turquesa não vai deixar de respeitar a etnia, pois, quem nega suas raízes passaria longe de estilo e direito de escolha.O que não é direito é a falta de respeito!

Pedimos tanto para que as pessoa respeitem nossa etnia, respeitem nossa cor, nossos cabelos, nossa forma de vestir, falar e a religião que escolhemos, que muitos se esquecem de respeitar a diversidade que existe dentro da etnia negra, daí deixamos de falar em respeito étnico, para falarmos de respeito com a raça humana, que é repleto de diversidade, como é dentro de todas a etnias presentes no Globo.

 Já vi gente dizer  cabelo é integrante dessa identidade, dessa história. Não é uma roupa que trocamos ou um brinco novo que escolhemos. O cabelo é a experiência de corpo a que ele está vinculado faz parte dessa etnia, dessa postura frente o racismo e racistas, frente a sociedade.
Eu digo que o racismo não ta na escolha de como uso meu cabelo e qual roupa vou usar naquele dia e sim na cabeça do homem, pois da forma que se combate o racismo acaba-se criando outro por seu semelhante preferir ter cabelos lisos e não usar adorno na cabeça. 

Não sou negra por meu cabelo nem minhas roupas, sou negra porque nasci assim, sou mistura brasileira. Meu avô paterno é filho de Português com índia e tinha as características de índio, minha avó paterna é brasileira com descendência  europeia e é branca meu pai   filho deles tem a pele vermelha cabelos lisos e finos, tem a mesma característica do meu avô... Minha avó materna é filha de índia com negro africano, tinha características de índia, já meu avô materno não sei, eu não conheci,  a minha mãe tem características negras, cabelos crespos, pele preta. Eu sou a mistura deles sou brasileira... Não tem raça melhor que a outra, todos somos seres humanos, iguais aos olhos de Deus.

A liberdade de expressão é respeitar também a liberdade de escolha, pois um compõem o outro o respeito é a construção do individuo. Opinião é algo pessoal, faço da minha pública e continuo afirmando, que um negro não se torna menos negro pela escolhas de seus cabelos e adornos.
O Brasil é a mistura raças negra africanas,  branca europeias , indignas e muito outros.. . Temos a cultura dessas a  mistura dela forma a cultura brasileira, se um branco ou um negro ou até mesmo um índio decidir usar daguis, pintar de vermelho, cachear, raspar, químicar  ou deixar natural seu cabelo isso é uma escolha que deve ser respeitada por todos...
 

O preconceito pode estar ligado a uma escolha ou estilo de vida de uma pessoa (por exemplo, a sua orientação como ser deve ter seu cabelo por ser negro(a) ou não). Uma forma de racismo menos conhecida consiste na crença de que a miscigenação gera indivíduos inferiores aos de "raça pura" (degeneração). Seja puro branco ou puro negro. O Brasil é miscigenado porque discutimos isso??? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clara ou gema o que devo usar para fazer uma hidratação caseira com ovo

Oi gente! Vim esclarecer uma duvida sobre o que usar nos cabelos quando for fazer a hidratação com ovo.O ovo é rico em ciestina (proteína que compõe a estrutura do cabelo). A gema é rica e gordura e é naturalmente hidrante. Ótimo para cabelo seco e ressecado. A clara tem ésima que remove a oleosidade indesejada deixando os cabelos limpos, super indicada par cabelos oleosos. Usa o ovo inteiro não há problema, mais saber separa para necessidade de seu cabelo ele vai agradecer. Veja o vídeo abaixo:

Cortes para cabelos crespo cacheados curtos

O mais indicado para  cabelos afros e sem definição  é adotar cortes desconectados, arredondados ou repicados em camadas suaves e com degradê sutil, que garante leveza ao visual afro. O menos indicado para quem possui cabelos afros e sem definição é, portanto  os cortes são retos, porque eles acentuam o volume dos fios e deixam a aparência carregada. Em camadas: se você está em busca de cortes para cabelo crespo que sejam capazes de diminuir o volume, esse é o mais indicado para você. Cortando em camadas você tira o efeito volumoso e deixa o cabelo mais harmonizado com a moldagem do seu rosto, ideal para mulheres que tem pouco tempo para se dedicar com os cabelos. Imagem da internet  Black power: o estilo dos anos 70 cai muito bem para quem tem fios mais grossos, mas você precisa ter em mente que se optar por esse corte o seu cabelo ficará bem volumoso! O corte para gerar esse estilo é feito em forma de gora, ou sej

importância do soro fisiologico para os cabelos

Soro Fisiológico hidrata, não deixa os fios arrepiados, tem pH 6, levemente ácido, bem próximo do pH dos cabelos e pele. É composto de água destilada e sal, não tem os inconvenientes da água: metais pesados, resíduos e altos índices de cloro e flúor. Nos dias em que você não quiser lavar o cabelo, ao invés de borrifar os fios com água, use soro fisiológico. Reduz o Frizz. Vitamina E = Combate os radicais livres, é antioxidante ( combate os radicais livres e age contra os raios UV),ajuda na manutenção da cor dos cabelos, aumenta a microcirculação do couro cabeludo, potencializando a circulação de ar e, consequentemente, de nutrientes diretamente para o fio, reduz o frizz, da a manutenção da hidratação e brilho.  Pode usa-lo puro, misturado ao Laeve in, no dia da lavagem ou no  Day after, misturado a mascara de tratamento.  Borrifar soro fisiológico ao invés de água pode ser uma solução. Em dias de praia o soro fisiológico também se torna um aliado à hidratação! Basta borr