Pular para o conteúdo principal

O que é Co-wash ?


Co-wash: Lavando o cabelo com condicionador


Sabe aquela ideia de nunca passar condicionador na raiz do cabelo? Então, esqueça. Isso mesmo, pelo menos se você for aderir ao Co-wash, termo abreviado de Conditioner Washing que significa lavar os cabelos somente com o condicionador. As pessoas adeptas a essa técnica não utilizam o shampoo para lavar o cabelo por causa dos sulfatos e petrolatos (substâncias derivadas do petróleo) existentes nele.
  • Mas afinal, o que são os sulfatos?

Os sulfatos são substâncias químicas responsáveis pela limpeza do couro cabeludo, removendo todo o sebo e as partículas de sujeiras existentes nele, por possuírem ação detergente também são responsáveis pela produção de espuma. O problema é que esses surfactantes não removem somente a sujeira; devido ao seu alto poder de limpeza acabam levando consigo os lipídeos (oleosidade natural) e nutrientes dos fios causando ressecamento e danificando os mesmos.
Cerca de 90% dos shampoos existentes nas prateleiras dos mercados possuem sulfatos em sua composição, dentre estes os mais comuns são: Lauril sulfato de sódio, Lauril éter sulfato de sódio, Lauril éter sulfato de amônio. Como é difícil achar shampoos sem surfactantes, criou-se a técnica do co-wash, onde só se utiliza o condicionador para fazer a lavagem do cabelo. Porém não é qualquer condicionador, ele deve ser livre de silicones insolúveis, óleos minerais, sulfatos e derivados do petróleo, se assim não for, não vai adiantar em nada usar somente o condicionador para lavar o cabelo.Abaixo vocês conferem alguns condicionadores indicados para o co-wash:
Co-wash condicionadores
  • Como lavar o cabelo utilizando o co-wash?

A forma de lavagem é normal, após molhar o cabelo, retire o excesso de água e aplique uma boa quantidade do produto. Massageie com as pontas dos dedos o couro cabeludo, fazendo movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea e estimular o crescimento. Depois enxague tomando o cuidado de não deixar nenhum resíduo do condicionador, de modo a evitar a dermatite seborreica, causadora de caspas, coceiras e queda capilar.
  • Existe alguma contra-indicação?

O co-wash é mais indicado para os cabelos ressecados, cacheados, crespos, tingidos e danificados quimicamente, mas não há contra-indicações, ou seja, pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. O resultado é um cabelo mais saudável, hidratado, macio e menos ressecado.
Para quem está começando, o ideal é intercalar esta técnica com a lavagem normal utilizando um shampoo natural, desta forma o seu cabelo irá se adaptar aos poucos. Já para quem tem raiz oleosa, uma dica é a utilização de um óleo essencial (copaíba, melaeuca, cedro, laranja, limão, cipreste, lavanda, etc)durante a lavagem para equilibrar a produção de sebo no couro cabeludo, além de conferir uma sensação de frescor. E talvez a dica mais importante é que se faça uma limpeza profunda a cada 15 dias com umshampoo antirresíduo. 
Então meninas, vocês já são adeptas do co-wash? Deixe nos comentários suas experiências. Beijos e fiquem com Deus! XOXO <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clara ou gema o que devo usar para fazer uma hidratação caseira com ovo

Oi gente! Vim esclarecer uma duvida sobre o que usar nos cabelos quando for fazer a hidratação com ovo.O ovo é rico em ciestina (proteína que compõe a estrutura do cabelo). A gema é rica e gordura e é naturalmente hidrante. Ótimo para cabelo seco e ressecado. A clara tem ésima que remove a oleosidade indesejada deixando os cabelos limpos, super indicada par cabelos oleosos. Usa o ovo inteiro não há problema, mais saber separa para necessidade de seu cabelo ele vai agradecer. Veja o vídeo abaixo:

Cortes para cabelos crespo cacheados curtos

O mais indicado para  cabelos afros e sem definição  é adotar cortes desconectados, arredondados ou repicados em camadas suaves e com degradê sutil, que garante leveza ao visual afro. O menos indicado para quem possui cabelos afros e sem definição é, portanto  os cortes são retos, porque eles acentuam o volume dos fios e deixam a aparência carregada. Em camadas: se você está em busca de cortes para cabelo crespo que sejam capazes de diminuir o volume, esse é o mais indicado para você. Cortando em camadas você tira o efeito volumoso e deixa o cabelo mais harmonizado com a moldagem do seu rosto, ideal para mulheres que tem pouco tempo para se dedicar com os cabelos. Imagem da internet  Black power: o estilo dos anos 70 cai muito bem para quem tem fios mais grossos, mas você precisa ter em mente que se optar por esse corte o seu cabelo ficará bem volumoso! O corte para gerar esse estilo é feito em forma de gora, ou sej

importância do soro fisiologico para os cabelos

Soro Fisiológico hidrata, não deixa os fios arrepiados, tem pH 6, levemente ácido, bem próximo do pH dos cabelos e pele. É composto de água destilada e sal, não tem os inconvenientes da água: metais pesados, resíduos e altos índices de cloro e flúor. Nos dias em que você não quiser lavar o cabelo, ao invés de borrifar os fios com água, use soro fisiológico. Reduz o Frizz. Vitamina E = Combate os radicais livres, é antioxidante ( combate os radicais livres e age contra os raios UV),ajuda na manutenção da cor dos cabelos, aumenta a microcirculação do couro cabeludo, potencializando a circulação de ar e, consequentemente, de nutrientes diretamente para o fio, reduz o frizz, da a manutenção da hidratação e brilho.  Pode usa-lo puro, misturado ao Laeve in, no dia da lavagem ou no  Day after, misturado a mascara de tratamento.  Borrifar soro fisiológico ao invés de água pode ser uma solução. Em dias de praia o soro fisiológico também se torna um aliado à hidratação! Basta borr