Vinagre de Maçã para Cabelos
Vinagre de maça para cabelos é bom porque tem propriedades que equilibram o pH capilar, selando as cutículas e deixando os fios suave, desembaraçado e brilhante, também ajuda a reduzir o aspecto frisado e a energia estática, além disso limpa o couro cabeludo e diminui a oleosidade.O pH do cabelo gira em torno de 4,5 a 5,5. Portanto um produto com pH maior que esse , abriá as escamas dos fios (cutículas). É o caso do shapoo anti-residos que possui pH mais elevado (alcalino), sendo sua função abrir a cutículas para gerar uma limpeza mais profunda. Em caso de processo quimico como a coloração e o alisamento, a abertura das escamas é necessária, para que as substâncias possam penetrar nos fios. Esses produtos tem o pH elevado, acima de 7,0.
Escamas abertas os fios não conseguem reter água, ficando resecados e no futuro fica poroso.
Já o pH abaixo (acido), ajuda a fechar as escamas que foram abertas pelo pH alto. Escamas fechadas (seladas), os fios conseguem manter a água e os nutrientes em seu interior, ficam hidrtados e nutridos.
O vinagre de maçã originado da fermetação de frutas são os mais antioxidantes, e o de mação contém málico (original na fruta que é ácida), traços de pectina, e sais de potássio. A pectina atua como agente hidratante muito eficaz e acresscenta brilho aos fios. Vinagre de maçã é menos ácido.
Deixa seus cabelos saudáveis Quando usado para enxaguar os cabelos, ajuda as madeixas a ficarem mais brilhantes, sedosas. Ajuda ainda a tartar coceiras e caspa. Eu confesso que quando era mais nova tentei passar no cabelo mas o cheiro do vinagre é bem forte! Me incomodou um pouco e nunca mais tentei.... porém me falaram que é só esperar o cabelo secar que o cheiro sai! Vamos tentar?
Misture 1 colher de sopa em 1 copo de água mineral e depois que acabar de lavar os cabelos, enxague com essa água e depois com mais água do chuveiro (enxague bem).
Cabelos ressecados: esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, cheio de frizz e volumoso. O pH de um cabelo assim, normalmente é mais alcalino. Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.
Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no
condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.
Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.
Limpeza do couro cabeludo: por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.
Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.
Queda de
cabelo: devido às suas propriedades
anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas
como caspa, seborreia,
dermatite, oleosidade excessiva e
queda de cabelo. Com um algodão, aplique o vinagre diretamente no couro
cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir
por 10 minutos e lave normalmente.
Comentários
Postar um comentário