Pular para o conteúdo principal

O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR

O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR
O cronograma é um sistema de tratamento para os cabelos que demora quase um mês para ser completado e é indicado principalmente para fios tingidos ou que sofreram processo de química. Com ele hidratamos, nutrimos e reconstruímos os fios com doses semanais de produtos e máscaras diferentes. O resultados nos fios é muito brilho, maciez e claro, cabelos saudáveis. Ao fazer o cronograma, deve-se evitar químicas como progressivas e colorações, porém, se há necessidade, deixe-as para a última semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido (explicamos melhor adiante).
COMO COMEÇAR O CRONOGRAMA CAPILAR
Recomenta-se uma rotina de 3 lavagens por semana e cada uma com o uso de um tratamento específico. Na primeira lavagem, recomenda-se o uso de alguma máscara hidratante. Depois de 2 ou 3 dias vem a próxima lavagem, agora usando algum produto nutritivo. Para completar a semana, vem a etapa com algum produto reconstrutor. E assim segue o ciclo ou a tabelinha de cronograma capilar até completar um mês.  Para começar outro ciclo recomenda-se uma pausa de 15 dias.
TABELA DO CRONOGRAMA CAPILAR
Na internet existe muitas tabelinhas diferentes de cronograma, cada pessoa vai adaptando as etapas de tratamento conforme a necessidade dos fios, mas achei estas abaixo bem interessantes.


Clique para ampliar a imagem.

Lembre, as tabelas não são uma regra e cada pessoa segue o que achar melhor para os fios. O importante é ser regrada e ter paciência. Ah, não precisa gastar rios de dinheiro com produtos, existem cosméticos em conta que dão conta do recado.



O QUE USAR

Hidratar: N
Basicamente todo cabelo precisa de reposição hídrica, mas o ruim é o seguinte, nem sempre o que está escrito na embalagem da máscara corresponde com o benefício real dela.  Procure por máscaras com panthenol, aloe vera, chocolate, mel, geléia real. 
Hidratação é a  reposição hídrica. Vamos repor a água perdida no cabelo (fator muito importante para mantê-lo saudável). A linha de produtos deve ser do mesmo gênero (Hidratantes) mesmo que não seja da mesma marca. Isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes.
Procure por máscaras com ingredientes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc. 

Nutrir: 
Essa máscara traz a reposição lipídica aos fios, é ela que dá brilho ao cabelo. Procure por produtos com proteínas, ceramidas, óleo de coco, manteiga de karité, cacau, semente de uva, girassol. Ou você pode usar uma mascara de hidratação e colocar qualquer óleo  vegetal na quantidade que você for usar no dia de nutrir. Na reposição lipídica pode colocar  ampolas de vitaminas, acrescentados, tornando-a mais potente. Normalmente as máscaras com muitos nutrientes são mais fortes do que uma simples máscara de hidratação.
Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite, trigo, seda, aveia, etc. Também Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, cisteína e creatina.

Reconstruir:
 Faz a reposição proteica do cabelo. Procure por máscaras com queratina e colágeno .Reposição protéica  é o momento em que é importante identificar o que seu cabelo precisa, se ainda está com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, etc.
Ingredientes importantes: Queratina (e seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno.
A reconstrução pode ser  complementada por queratina líquida ou ampolas de queratina aplicadas junto com a sua máscara ou após o shampoo (seguindo as instruções do fabricante). A reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis.
Reparar o cabelo como um todo: As pontas dos cabelos ressecadas e/ou com pontas duplas e sem vida devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real, entre outros.  Mantê-las nutridas durante o tratamento é essencial e indispensável. 
                                                                              Clique para ampliar a imagem.
·  A limpeza com anti-resíduo a cada 15 dias é muito importante, pois dará mais força no tratamento para iniciar um novo ciclo;
· Lave os cabelos um dia sim e outro não (embora tenha visto outros cronogramas em que algumas meninas ficam 2 ou mais dias sem lavar os fios mas mantendo a sequência e observando as necessidades e reações aos produtos);
· As tinturas, banhos de brilho e matizações devem ser deixadas para após a hidratação e antes da reconstrução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clara ou gema o que devo usar para fazer uma hidratação caseira com ovo

Oi gente! Vim esclarecer uma duvida sobre o que usar nos cabelos quando for fazer a hidratação com ovo.O ovo é rico em ciestina (proteína que compõe a estrutura do cabelo). A gema é rica e gordura e é naturalmente hidrante. Ótimo para cabelo seco e ressecado. A clara tem ésima que remove a oleosidade indesejada deixando os cabelos limpos, super indicada par cabelos oleosos. Usa o ovo inteiro não há problema, mais saber separa para necessidade de seu cabelo ele vai agradecer. Veja o vídeo abaixo:

Cortes para cabelos crespo cacheados curtos

O mais indicado para  cabelos afros e sem definição  é adotar cortes desconectados, arredondados ou repicados em camadas suaves e com degradê sutil, que garante leveza ao visual afro. O menos indicado para quem possui cabelos afros e sem definição é, portanto  os cortes são retos, porque eles acentuam o volume dos fios e deixam a aparência carregada. Em camadas: se você está em busca de cortes para cabelo crespo que sejam capazes de diminuir o volume, esse é o mais indicado para você. Cortando em camadas você tira o efeito volumoso e deixa o cabelo mais harmonizado com a moldagem do seu rosto, ideal para mulheres que tem pouco tempo para se dedicar com os cabelos. Imagem da internet  Black power: o estilo dos anos 70 cai muito bem para quem tem fios mais grossos, mas você precisa ter em mente que se optar por esse corte o seu cabelo ficará bem volumoso! O corte para gerar esse estilo é feito em forma de gora, ou sej

importância do soro fisiologico para os cabelos

Soro Fisiológico hidrata, não deixa os fios arrepiados, tem pH 6, levemente ácido, bem próximo do pH dos cabelos e pele. É composto de água destilada e sal, não tem os inconvenientes da água: metais pesados, resíduos e altos índices de cloro e flúor. Nos dias em que você não quiser lavar o cabelo, ao invés de borrifar os fios com água, use soro fisiológico. Reduz o Frizz. Vitamina E = Combate os radicais livres, é antioxidante ( combate os radicais livres e age contra os raios UV),ajuda na manutenção da cor dos cabelos, aumenta a microcirculação do couro cabeludo, potencializando a circulação de ar e, consequentemente, de nutrientes diretamente para o fio, reduz o frizz, da a manutenção da hidratação e brilho.  Pode usa-lo puro, misturado ao Laeve in, no dia da lavagem ou no  Day after, misturado a mascara de tratamento.  Borrifar soro fisiológico ao invés de água pode ser uma solução. Em dias de praia o soro fisiológico também se torna um aliado à hidratação! Basta borr