Não se preocupe com a confusão de ser pirão ou purê. De ser mandioca, macaxeira ou aipim o que importa é que fica muito gostoso.
Aqui em Salvador é fácil encontrar carne do sol com pirão de aipim e salada a vinagrete. Hum... Uma delicia!!!
Vou passar a receita do pirão de aipim. Já a carne de sol, você sabe dessalgar e fazer, frita na manteiga em ? E o vinagrete é mais fácil ainda, sei que você sabe fazer !!!
Portanto vamos no pirão de Aipim:
Iniciar receita:
Para começar a receita é fundamental a escolha de um bom aipim, daqueles que cozinha até desmanchar, para facilita a receita. Hoje em dia a carne do sol é facilmente encontrada em embalagens a vácuo nos supermercados, eu sugiro o corte Alcatra. No meu caso eu mesmo faço a minha carne de sol, mais essa deixo para outra receita.
Aipim:
Numa panela de pressão, coloque a água para ferver, enquanto isso corte o aipim pedaços e descasque-o. Quando a água chegar ao estado de fervura junte o sal e o aipim, feche a panela, em fogo baixo deixe cozinhar por 30 minutos mais ou menos.
Pirão de Aipim
500 g de aipim
1 litro de leite
sal
150g de manteiga
Pirão:
Depois de cozinhar o aipim, aguarde uns 20 minutos para esfriar um pouco. Retire a fibra que fica no meio do aipim. No liquidificador coloque o leite, aipim bata até dissolver. Transira para um recipiente e coloque o queijo e a manteiga, e o sal, misture com ajuda de uma batedeira se desejar . Leve em fogo baixo, mexa até ele adquirir a consistência desejada, uns gostam mais denso e outros mais liquido.
Comentários
Postar um comentário